Recentemente, o termo marketing de relacionamento vem crescendo em popularidade e está sendo usado com mais frequência do que nunca. Este termo, marketing de relacionamento, é usado para se referir a tudo o que você está fazendo que desenvolve um relacionamento forte e duradouro com seus clientes. O marketing de relacionamento ajuda na construção de sua marca e torna a sua marca a melhor opção disponível para seus clientes. A chave para o marketing de relacionamento é ajudar uma conversa em dois sentidos a acontecer com seus clientes.
O marketing de relacionamento é diferente da abordagem tradicional de marketing. Concentra-se em aumentar a quantidade de vendas individuais. No marketing transacional, o cliente pode comprar, mas não garante que o cliente voltará sem uma estratégia de marketing de relacionamento forte. Embora o marketing transacional seja importante, o marketing de relacionamento está começando a ser mais importante para as empresas.
O marketing de relacionamento ajuda você a manter clientes de longo prazo.
Um estudo mostrou que quanto mais tempo um cliente fica com uma marca, mais valioso ele se torna. Você sabia que um aumento anual de até 1% em sua retenção em clientes poderia ser um aumento de 20% na receita anual? Quando você constrói um relacionamento com seu cliente e não vende apenas para ele, você desenvolve a lealdade do cliente, o que significa que seus clientes ficam mais propensos a ficar com sua loja por um longo tempo, especialmente se você tiver o que precisa.
Marketing de Relacionamento Aumenta a Probabilidade de Referências.
Não importa quantas técnicas de marketing estejam disponíveis hoje, a técnica mais poderosa ainda seria a palavra da boca. Há até 84% dos consumidores que estão citando recomendações de amigos e familiares como sua fonte de recomendação por causa da confiança. Quando você satisfaz e torna seus clientes fiéis, torna-se mais provável que eles encaminhem sua marca para pessoas que eles conhecem. O marketing de relacionamento é a melhor maneira de fazer isso.
Marketing de Relacionamento Facilita as Mudanças de Preço.
Muitas empresas odeiam subir os preços porque têm medo de perder seus clientes fazendo isso. Mas com a nossa economia, temos que considerar aumentos de preços de tempos em tempos. Quando você desenvolver uma sólida estratégia de marketing de relacionamento com seus clientes, você pode tornar o aumento de preço mais suave. Porque quando você desenvolveu um relacionamento forte com seus clientes, por causa de sua lealdade, eles entenderiam e permaneceriam mesmo depois de uma mudança de preço.
O marketing de relacionamento é uma boa maneira de solicitar feedbacks
Quando você tem um grupo de clientes fiéis e felizes, você tem um mercado de teste em suas mãos. Sempre que você precisar experimentar um novo produto ou compartilhar um novo serviço, seus clientes fiéis poderão ser o seu mercado de teste pronto. Se você quiser saber como está sua empresa, pergunte a seus clientes fiéis. O feedback de seus clientes fiéis ajudará você a determinar quais são os pontos fortes do seu negócio, isso os ajudará a identificar quais áreas precisam ser melhoradas.
O marketing de relacionamento oferece uma vantagem competitiva
O fato de que nem todo mundo pulou o marketing de relacionamento é uma boa notícia para você. Isso significa que há uma grande chance de que seu concorrente não aproveite essa poderosa estratégia de marketing. Quando você oferece um toque pessoal aos seus produtos e serviços, você terá uma vantagem inicial daqueles que estão presos na antiga era do marketing. Quando você toma a mudança para o marketing de relacionamento, você estaria no caminho certo para reter e atrair clientes que amam sua marca.
Dicas de marketing para empresas
Então, agora você vê porque o marketing de relacionamento é importante. como nós começamos?
1. Certifique-se de que seus clientes entendam e tenham as informações necessárias:
Você precisa pesquisar seus clientes antes de implementar sua campanha para garantir que ela seja bem-sucedida. Certifique-se de ter tempo para entender o que eles precisam e o que eles estão interessados, para que você possa usar esse conhecimento para fornecer informações valiosas. É melhor conhecer o melhor formato para que você possa entregar o conteúdo apropriado. Para ajudar na tomada de decisão, avalie em qual conteúdo o seu público-alvo está interessado e que meio você deve usar para que possa levar sua mensagem até ele. Algumas pessoas estão mais interessadas em ler blogs, algumas em guias de marketing e outras pessoas gostam de vídeos e podcasts. Tudo depende delas, portanto, escolha o que elas têm mais chance de perceber.
Além disso, certifique-se de que seu conteúdo realmente atenda ao que seu público-alvo precisa. Coloque em exemplos e certifique-se de pintar uma imagem em sua mente para ajudá-los a compreender melhor o conteúdo. Para tornar seu conteúdo ainda melhor, certifique-se de escrever com o tom certo. Eles são sérios tipo de pessoas? Eles estão em humor? Que tipo de frases ressoaria com eles?
Você pode convidar seus leitores a participar do processo de criá-lo. Como quando você cria postagens de blog, você pode pedir dicas e ideias aos seus clientes, ou até mesmo o que eles querem aprender a seguir. Seja tão interativo quanto você pode ser.
2. Torne sua identidade de marca forte
Se você deseja manter as pessoas entusiasmadas com sua marca, certifique-se de criar uma identidade de marca mais forte. Você deve certificar-se de que seu público vê a diferença que você tem de seus concorrentes, você tem que certificar-se de que seus clientes saibam por que eles deveriam comprar de você em vez de procurar em outro lugar.
Você precisa facilitar para que seus clientes possam identificá-lo de outras marcas e mostrar a eles por que precisam escolher sua empresa. Tudo isso começa com os elementos básicos da marca, como os slogans, o logotipo e as proposições exclusivas de venda. Seus produtos são superiores a outras empresas no mercado? Você definitivamente deve ter uma missão diferente, além de suas vendas. Você também deve certificar-se de que seu atendimento ao cliente é excepcional. Certifique-se de que você também cumpra todas as promessas que você diz.
3. Certifique-se de acompanhar após as vendas
Depois que o cliente compra da sua marca, verifique se você está satisfeito com seu serviço ou não. Você pode solicitar que eles forneçam um feedback, revisem ou respondam a pesquisas. Você também pode oferecer para melhorar sua experiência negativa.
4. Envie-lhes atualizações por email
Os boletins informativos por e-mail são uma boa maneira de manter contato com eles. Há muitas coisas que você pode incluir em seu boletim informativo, como atualizações importantes, promoções, concursos, vendas e outras mais. Essa estratégia manteria seu público envolvido e os incentivaria a voltar para sua loja no futuro.
Restaurantes e outros varejistas podem enviar cupons para os clientes e incentivá-los a voltar e receber um desconto.
5. Dê aos seus clientes fiéis uma recompensa
Todo mundo adora recompensas, todo mundo gosta de ser reconhecido por ser um cliente fiel. Quando você dá aos seus clientes uma razão para voltar à sua loja, você lhes dá uma razão para voltar porque você lhes dá recompensas toda vez que você compra. Essa estratégia manteria suas lojas cheias de compradores e você precisaria reabastecer constantemente.
Conclusão
O marketing de relacionamento pode ser um pouco novo para a indústria, mas certamente é uma maneira eficaz de manter seus clientes voltando para mais. Este artigo tem tudo que você precisa para começar, vá em frente e junte-se ao movimento para estar à frente de seus concorrentes.
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